Mise en place
100grs. de batata
250grs. de couve flor
1litro de leite desnatado
Caldo de frango, se for preciso
50grs de manteiga fresca
Sal, pimenta q.b
Confecção:
Cortes as batatas em cubos e cozinhe-as juntamente com a couve flor num litro de leite com sal.
Passe tudo com a varinha magica e seguidamente no chinês.
Coloque em lume brando e ponha um pouco de caldo de frango ou leite, se necessário, para diluir a consistência do creme
Rectifique os temperos e se necessário acrescente mais um pouco de sal e pimenta.
Retire do lume e coloque a manteiga de imediato.
Passe logo a sopa para uma terrina ou pratos individuais e decore com as flores de couve flor, cerefólio e cubos de pão preto.
Bom Apetite
domingo, 21 de novembro de 2010
Preparação de Caldas de Açúcar
Preparação de caldas de açúcar
As caldas de açúcar estão na base de muitas sobremesas deliciosas, desde saladas de frutas exóticas, gelados e merengues, a produtos de confeitaria.
A mistura básica de açúcar e agua é fervida a temperaturas diferentes para produzir concentrações de açúcar distintas que tornam a calda adequada a diversos produtos de pastelaria, confeitaria ou chocolate.
- Pontos de açúcar
O melhor utensílio para verificar se o ponto de açúcar é um pesa-xaropes ou um termómetro de açúcar, que lê a temperatura ate aos 200º C. Em quantidades pequenas de calda pode verificar o ponto com a própria mão. Coloque perto do tacho uma tigela com gelada, mergulhe os dedos na água, e seguidamente insira-os muito na calda e volte a mergulha-los na agua gelada.
Vire os dedos para cima, afaste-os um pouco uns dos outros e verifique a consistência. Não utilize este processo depois do açúcar atingir o ponto rebuçado.
Para fazer-se o ponto caramelo primeiro temos que passar por vários pontos.
Pasta – Leve a agua com açúcar a levantar fervura em lume brando. Mergulhe com colher na solução fervente e retira-a rapidamente. A calda deve aderir a colher.
Utiliza-se na preparação de babás, savarins e fruta em calda.
Fio – A calda de açúcar começa a engrossar. Se colocar uma gota de calda entre o polegar e o indicador molhados, quando afastar os dedos forma-se num fio muito fino, que se quebra facilmente. Esta calda é utilizada na fruta cristalizada.
Cabelo – Se colocar a gota da calda entre o polegar e o indicador molhados, forma-se um fio de maior resistência. Esta calda é utilizada para Glacear.
Pérola – A calda produz pequenas bolhas à superfície e um fio mais resistente, ou bolas pequenas entre os dedos molhados. Usa-se na preparação de marshmallows.
Pérola Alta - Se colocar uma gota de calda entre p polegar e o indicador, forma-se um fio com cerca de 2cm de comprimento. Usa-se em marrons glacês.
Estrada – Para atingir este ponto basta formar uma bola macia e achatada. Com esta calda podem-se fazer buttercream, macaroons, merengue italiano e nougat.
Bola mole – Se deitar um pouco de calda para dentro de agua gelada com a ajuda de uma colher, a bola formada não fica achatada mas sim mais densa. Utiliza-se para caramelos e decorações.
Rebuçado – Com este ponto de açúcar não se utiliza receitas.
Areia – Deixar cair um pouco de calda para dentro de água gelada, se comprimir a bola que se forma entre os dedos molhados, verá que ela é dura e quebradiça, mas não adere aos dentes. Parte-se facilmente a sua cor é amarelo-claro. É utilizada para doces fervidos, flores de açúcar e decorações.
Caramelo – Neste ponto a calda já não contem praticamente água e é nesta fase que o açúcar se transforma em caramelo. Serve para forrar formas e aromatizar sobremesas e pudins.
Caramelo escuro – Quando atinge este ponto, o açúcar adquire um gosto a caramelo, toma uma cor castanha e perde as suas propriedades adoçantes. É usado para aromatizar doces, musses e gelados.
Regras para ter uma alimentação saudável
Hoje em dia cada vez mais, procuramos uma refeição saudável, para tal vou começar por dizer-vos como fazer uma alimentação saudável.
Começamos por fazer uma dieta equilibrada e nutritiva:
A nossa alimentação deve ser adaptada as diferentes fases e condições da vida de cada um, as actividades feitas no quotidiano, as circunstâncias fisiológicas e as doenças.
Para tal deve contar uma variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do organismo. Os alimentos devem ser muito nutritivos e não envolverem só calorias.
A quantidade que se come na alimentação deve ser suficiente para atender o organismo a todas as suas necessidades.
Os alimentos devem ser comidos em harmonia entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.
Por fim devesse oferecer uma ampla selecção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentados assim vários nutrientes.
Devesse ter em conta algumas regras alimentares para a alimentação ser bem sucedida ao nosso organismo.
Manter uma alimentação variada;
Comer sem pressa e em poucas porções;
Mastigar bem os alimentos;
Ingerir alimentos ricos em fibras e integrais;
As frutas e vegetais devem ser consumidos diariamente;
Bebidas alcoólicas devem ser consumidas moderadamente;
Consumir mais carnes brancas e magras;
Tomar sempre o pequeno-almoço;
Beber 1,5L a 3L de água diariamente;
Consumir obrigatoriamente leite e derivados (queijo, iogurtes…)
O azeite é a melhor gordura quer como tempero ou confecção;
Evitar consumir gorduras saturadas (pizzas, batatas fritas, molhos, bolos…)
sábado, 20 de novembro de 2010
Como fazer um bom refogado?
Começamos por picar o alho e a cebola, ao picar estes dos alimentos tentamos criar uma base esmigalhando o alho com a ajuda da faca ou ate mesmo com a palma da mão.
Utiliza-se este método, para quando se picar o alho este não fugir e cortarmos um dedo. Já na cebola fazemos o mesmo procedimento ao tentar criar uma base.
A cebola é cortada ao meio e depois fazem-se alguns cortes da direita para a esquerda e tentando sempre fazer os cortes mais próximos uns dos outros, para se obter um corte mais fino.
Em seguida faz-se um ou dois cortes sobre o comprido e utilizando a faca de chefe para se picar mais facilmente.
Já com as mise en place prontas, colocamos um fio de azeite num tacho deixamos cozinhar o alho, quando este libertar o seu cheiro intenso, juntamos a cebola picada e deixamos puxar.
Quando a cebola estiver transparente refrescamos com vinho branco, para apurar ainda mais o seu sabor.
Este tipo puxados ou refogados podem-se fazer para vários tipos de cozinhados, um simples arroz, um molho de tomate, uma sopa entre muitos outros.
Tenhamos sempre o cuidado quando estamos a utilizar uma tábua, seja ela de madeira ou plástico, colocando sempre um pano húmido por baixo para não escorregar da nossa bancada ou mesa.
Introdução à cozinha
Como todos nós sabemos, hoje em dia há uma variedade de produtos na cozinha, com este blog vou tentar explicar-vos algumas técnicas utilizadas.
Há uns milhares de anos atrás, o homem alimentava-se de vegetais e animais caçados que eram comidos em cru.
Mas com o passar do tempo descobriu-se o fogo então os seres humanos já cozinhavam os alguns desses alimentos, assim possibilitava um melhor desenvolvimento orgânico e uma melhor digestibilidade no seu organismo.
Com a descoberta e evolução da agricultura bem como a pecuária foram estes elementos que melhoram a qualidade e quantidade dos alimentos.
Já no século XXI a gastronomia e as técnicas culinárias utilizadas são casa vez mais vastas e adaptáveis.
Algumas técnicas requerem muito esforço e dedicação também como a sua aprendizagem.
A cozinha designa-se como uma arte onde criamos, modificamos, inventamos, onde se saboreiam uma variedade inúmera de sabores misturados, que vão dar uma finalidade a um peixe, um bife a uma sopa e ate mesmo a um doce.
Subscrever:
Comentários (Atom)